Notícias
UFOP: A Difícil Democracia é discutida na outorga de título Honoris Causa 20/04/2017 às 17:35:55

O jurista e professor Boaventura de Sousa Santos recebe o título de "Doutor Honoris Causa" da UFOP na segunda (24), no Centro de Convenções. O evento será transmitido ao vivo pela TV UFOP nas mídias institucionais. 


A solenidade terá início às 14h30, com uma apresentação da obra de Boaventura, feita pela professora da UFMG, Nilma Lino Gomes. Nilma coordenou o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, no governo da presidenta Dilma Rousseff e foi aluna do professor Boaventura.

Logo em seguida, ocorrerá a outorga do título de "Doutor Honoris Causa", que será recebido por Boaventura de Sousa Santos pelas mãos do reitor em exercício da UFOP, professor Hermínio Arias Nalini Júnior. Após a apresentação musical da artista Tamara Franklin, ocorrerá a palestra "As Epistemologias do Sul: O que são? De onde vêm e para onde vão?".  

O conceito Epistemologias do Sul é um dos trabalhados por Boaventura em suas obras, dentre outros, como Globalização, Sociologia do Direito, Democracia, Direitos Humanos, Sociologia das Ausências, Sociologia das Emergências e a Ecologia de Saberes.

Depois da palestra, o professor concede entrevista à imprensa. Haverá ainda uma sessão de autógrafos da sua recente obra "A Difícil Democracia". 

Nos dias seguintes à outorga do título pela UFOP, Boaventura estará em Belo Horizonte, com programação na UFMG, PUC-MG e movimentos sociais.

TÍTULO - A indicação para receber o título foi feita por meio do Programa Caleidoscópio de Pesquisa e Extensão, coordenado pela professora Margareth Diniz, do Departamento de Educação do ICHS/UFOP. A distinção deve-se ao fato da trajetória de Boaventura de Sousa Santos como pesquisador na área de Ciências Humanas e Sociais prestar inestimáveis serviços à ciência. 

Os cursos de Mestrado em Educação e de Mestrado em Direito da UFOP coordenam o evento.

 

 





SEM BANNERS NESTE LOCAL!